Vulnerabilidades na saúde: Controvérsias públicas em torno da procriação medicamente assistida em contextos de ambivalência e incerteza.

,

Autora: Catarina Delaunay


Artigo| Delaunay, C. (2014). Vulnerabilidades na saúde: Controvérsias públicas em torno da procriação medicamente assistida em contextos de ambivalência e incerteza. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 7(1)


Resumo: Neste texto, pretendo problematizar as controvérsias públicas em torno do acesso aos dispositivos de procriação medicamente assistida por parte de grupos em situação de vulnerabilidade, como os doentes crônicos (soropositivos, diabéticos e pacientes oncológicos). Entre a liberdade e a autonomia, na construção dos percursos de vida, e a regulação restritiva do acesso aos tratamentos de fertilidade, os indivíduos são convocados a assumir uma postura de responsabilidade em termos de decisão sobre seus projetos de fecundidade, ao mesmo tempo que se acentuam as desigualdades sociais, decorrentes de um recuo das funções do Estado-Providência face à crise económica e financeira generalizada.