Parentalidades dissidentes: o cuidado exercido por homens trans no Brasil e em Portugal

Capítulo de Livro | Do Carmo, Milena (2020), “Parentalidades dissidentes: o cuidado exercido por homens trans no Brasil e em Portugal”, em Baptista, M. e Almeida, A. (eds.), Performatividades de Género na Democracia Avançada. Coimbra: Gráfico Editor.

Manual PARENT Paternidades envolvidas e cuidadoras: da Teoria à Prática

Kit de Ferramentas | Do Carmo, Milena (2021), Manual PARENT. Paternidades envolvidas e cuidadoras: da Teoria à Prática. Coimbra: CES-UC.

Manual Parent – Paternidades envolvidas e cuidadoras: da teoria à prática

Caderno Teórico | Do Carmo, Milena et. al. (2021), Manual Parent – Paternidades envolvidas e cuidadoras: da teoria à prática. Coimbra: CES-UC.

Viver o pós-parto como adaptação

Dissertação de Mestrado | d’Avelar, Maria Madalena (2018), Viver o pós-parto como adaptação. Dissertação de Mestrado em Sociologia, Iscte- Instituto Universitário de Lisboa.

Breastfeeding experiences and women’s self-concept: Negotiations and dilemmas in the transition to motherhood

Artigo | Augusto A, Neves DM and Henriques V (2023) Breastfeeding experiences and women’s self-concept: Negotiations and dilemmas in the transition to motherhood. Front. Sociol. 8:1130808.

Nascer.pt — Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento

Autora: Sónia Pintassilgo Capítulo de livro (e-book) | Pintassilgo, Sónia (2019), Nascer.pt — Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento. In D. M. Neves, M. Santos, & S. Pintassilgo (Eds.), Nascimento e outros debates: Género, parentalidade e criação (pp. 73–77). Lisboa: CIES- IUL. Resumo: Este capítulo dá a conhecer, em traços gerais, o nascer.pt – Laboratório […]

O Lugar dos Filhos. Ideais, Práticas e Significados, Imprensa de Ciências Sociais

Livro| Cunha, V. (2007), O Lugar dos Filhos. Ideais, Práticas e Significados, Imprensa de Ciências Sociais

Cuidar dos outros, cuidar de si. Questões em torno da maternidade

Livro | Joaquim, T. (2006), Cuidar dos outros, cuidar de si. Questões em torno da maternidade, Lisboa: Livros Horizonte.

Dar à luz, ensaio sobre as práticas e crenças da gravidez, parto e pós-parto em Portugal

Resumo: Um texto onde se conta a epopeia (portuguesa) de dar à luz um filho. Onde se desvenda o mundo em que os humanos se fazem e a que os homens são estrangeiros – o mundo da mulher, onde ela é a diferente, entre biologia e imaginário vivo. Textos de mulheres como L. Irigaray, M. Segalen e Y. Verdier ajudam a 1er a textualidade portuguesa que, desde o século xvii aos nossos dias, evoca esse mundo escondido a quem não pare. Um ensaio etnológico que transgride a distância metodológica, para pôr a nu o que há de comum às mulheres de outrora e às de hoje. O romance do mundo que primeiro soubemos e depois esquecemos. O romance do nascimento sempre novo do imaginário humano.