Autores: Milena do Carmo


Artigo | Do Carmo, Milena et. al. (2021), Manual Parent – Paternidades envolvidas e cuidadoras: da teoria à prática. Coimbra: CES-UC.


Resumo: Este Manual é parte integrante do Projeto internacional PARENT – Promoção, Sensibilização e Envolvimento de Homens nas Transformações do Cuidado, executado pelo Centro de Estudos Sociais e Promundo-Portugal em parceria com a Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra. O projeto foi realizado simultaneamente em Portugal, na Áustria, na Itália e na Lituânia e conta com instituições locais parceiras em cada contexto. O texto que se segue resulta de uma adaptação do Programa P, publicado pela Campanha MenCare inicialmente em espanhol e inglês, adaptado para o contexto português e ampliado a partir da articulação com parceiros locais.
Destinado a profissionais de saúde em Portugal, pretende ser uma referência para a importância do envolvimento e inclusão dos homens no exercício da paternidade e do cuidado, enfatizando os benefícios que dele decorrem para a saúde materna, infantil e familiar, além de incentivar o autocuidado masculino.


Consultar: https://parent.ces.uc.pt/wp-content/uploads/2021/10/manualparent_cadernoteorico_V02b.pdf