Autores: Milena do Carmo


Kit de Ferramentas | Do Carmo, Milena (2021), Manual PARENT. Paternidades envolvidas e cuidadoras: da Teoria à Prática. Coimbra: CES-UC.


Resumo: Este toolkit é parte integrante do Manual PARENT, resultante do projeto homónimo que foi executado, em Portugal, pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES) e pela Escola Superior de Enfermagem, em parceria com a Direção Geral de Saúde e com o apoio do Promundo Portugal. O projeto teve uma dimensão internacional e foi realizado, simultaneamente, em Portugal, Áustria, Itália e Lituânia, contando com instituições locais parceiras em cada contexto. Os textos que se seguem são inspirados no Programa P – Manual para o Exercício da Paternidade e do Cuidado, publicado pela Campanha MenCare e pelo PromundoBrasil em 2014, e no Manual EQUI-X2 para a Promoção de Igualdade de Género e de Masculinidades Não Violentas, desenvolvido pelo CES, com apoio do PromundoPortugal.

Este manual tem como principais destinatários profissionais de saúde, pretendendo ser uma referência sobre o tema do envolvimento e da inclusão dos homens no exercício da paternidade e do cuidado, enfatizando os benefícios que deles decorrem para a saúde materna, infantil e familiar, além de incentivar o autocuidado masculino.


Consultar: http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499463557_ARQUIVO_Depressaopos-partoeopapelsocialdamae.pdf