Babies born better: o uso do software MaxQDA na análise preliminar das respostas portuguesas à secção qualitativa do inquérito

,

Autor: Dulce Morgado, Mario JSD Santos


Artigo | Neves, D. M.; Santos, M. (2018), Babies born better: o uso do software MaxQDA na análise preliminar das respostas portuguesas à secção qualitativa do inquérito, Revista de Pesquisa Qualitativa, Vol.6, n.º10.


Resumo: A saúde materna envolve um vasto conjunto de conhecimentos e práticas que visam não só a promoção da saúde na gravidez e parto mas também uma experiência que seja entendida como positiva pelas mulheres. O inquérito Babies Born Better tem como objetivo informar o debate público sobre a qualidade dos cuidados de saúde, partindo do discurso das mulheres. Baseado na componente qualitativa do inquérito, este artigo consiste num ensaio de recurso ao MaxQDA para a análise das respostas portuguesas. A utilização deste software revelou ser útil à mediação entre os dados e a análise, facilitando a sistematização da informação. A análise veio salientar a importância da relação entre as mulheres e os profissionais de saúde, enquanto fator estruturante das experiências de parto.


Consultar: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/210