Autora: Dulce Morgado Neves


Artigo| Neves, D. M.; Santos, M. (2018), Babies born better: o uso do software MaxQDA na análise preliminar das respostas portuguesas à secção qualitativa do inquérito, Revista de Pesquisa Qualitativa, Vol.6, no10.


Resumo: A saúde materna envolve um vasto conjunto de conhecimentos e práticas que visam não só a promoção da saúde na gravidez e parto mas também uma experiência que seja entendida como positiva pelas mulheres. O inquérito Babies Born Better tem como objetivo informar o debate público sobre a qualidade dos cuidados de saúde, partindo do discurso das mulheres. Baseado na componente qualitativa do inquérito, este artigo consiste num ensaio de recurso ao MaxQDA para a análise das respostas portuguesas. A utilização deste software revelou ser útil à mediação entre os dados e a análise, facilitando a sistematização da informação. A análise veio salientar a importância da relação entre as mulheres e os profissionais de saúde, enquanto fator estruturante das experiências de parto.


Autora: Dulce Morgado Neves


Capítulo de livro (e-book)| Neves, Dulce M. (2019), “Maternidade naturalizada: roteiro de um projeto”, in Neves, D. M.; Santos, M.; Pintassilgo, S. (Orgs.), Nascimento e Outros Debates: Género, parentalidade e criação, Lisboa, CIES-IUL.


Resumo: Neste capítulo a autora apresenta uma pesquisa que teve por objetivo perceber como é que o naturalismo, enquanto referencial ético e normativo da contemporaneidade, se expressa no domínio da maternidade — em particular na gravidez, no parto e na criação dos filhos — e, por outro lado, que consequências é que a adesão a tais ideários acarreta para as relações de género, nomeadamente no contexto da vida familiar e da conjugalidade


Consultar: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/20486