A próxima sessão científica do Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) acontece no dia 19 de abril, sexta-feira, entre as 14h30 e as 16h. A sessão será dinamizada por Vanessa Cunha, socióloga e investigadora no ICS-ULisboa, que apresentará os resultados do projeto de investigação PARENT sobre: “Dificuldades e desafios à procriação: perspetivas de mães, pais e especialistas”.

Vanessa Cunha é socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Investiga as mudanças na vida familiar no pano de fundo das transformações mais vastas da sociedade portuguesa: decisões reprodutivas e parentalidade, conciliação família-trabalho e políticas públicas, igualdade de género e masculinidades. Coordenou os projetos “O duplo adiamento: as intenções reprodutivas de homens e mulheres depois dos 35 anos” e “PARENT – Procriação e Parentalidade em contexto de baixa fecundidade, mudança familiar e crise económica”. Atualmente integra a equipa do projeto “NETREP – Networks of reproduction in the complex planetary future: Intimacy, companionship and family building in Finland, Portugal, and Scotland”. É membro dos órgãos sociais da Associação para o Planeamento da Família desde 2015.

A sessão acontece presencialmente, na sala AA2.28 do Iscte, com transmissão online através da Plataforma Zoom. É aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

O Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) é uma plataforma transdisciplinar de investigação e divulgação científica, acolhida pelo CIES-Iscte. Surgiu em 2017 e, desde então, tem vindo a promover sessões científicas na área dos estudos sociais sobre o nascimento. Estas sessões, que acontecem com alguma regularidade, são abertas ao público em geral.