A próxima sessão científica do Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) acontece no dia 7 de dezembro de 2023 (14h30-16h), quinta-feira. A sessão será sobre Partos e Maternidades em Lisboa, Porto e Coimbra, desde finais do século XIX até aos anos 50 do século XX, e será dinamizada por Virgínia Baptista, historiadora e membro do nascer.pt.

Virgínia Baptista é professora de história no Ensino Básico e Secundário, e investigadora integrada do HTC (História, Territórios e Comunidades) na NOVA-FCSH. É mestre e doutora em História Moderna e Contemporânea pelo Iscte. A sua investigação incide sobre temas como o trabalho, género, Estado-Providência e saúde.

A sessão acontece presencialmente, na sala AA3.26 do Iscte, com transmissão online através da plataforma Zoom. É aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrição prévia.

 

O Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) é uma plataforma transdisciplinar de investigação e divulgação científica, acolhida pelo CIES-Iscte. Surgiu em 2017 e, desde então, tem vindo a promover sessões científicas na área dos estudos sociais sobre o nascimento. Estas sessões, que acontecem com alguma regularidade, são abertas ao público em geral.