Ajudar na Sala de Partos: competências reais no momento da interação

Autora: Manuela Néné


Livro| Néné, Manuela (1997), Ajudar na Sala de Partos: competências reais no momento da interação. Lisboa, Portugal: Lidel – Edições Técnicas.


Resumo: Durante o trabalho de parto (incluindo o período de dilatação, o parto e o pós-parto) a parturiente busca nos profissionais de saúde, e em especial nos profissionais de enfermagem, a ajuda que pensa necessitar para que o processo termine da melhor maneira possível.
Ajudar na Sala de Partos pretende salientar a importância do desenvolvimento das competências relacionais e caracterizar a relação enfermeiro/utente durante o trabalho de parto. É um estudo exploratório, baseado na relação de ajuda como factor inerente à relação interpessoal. Partindo destes pressupostos, fomos: Observar os comportamentos da enfermeira/o junto da parturiente, durante o trabalho de parto; Identificar as representações da parturiente face aos cuidados prestados. Quando reflectimos sobre a qualidade dos cuidados de enfermagem, quer na formação inicial ou especializada, quer no exercício da profissão, na área da Saúde Materna e Obstetrícia, é importante relembrar a dimensão humana que a nossa profissão exige. Este livro, revela-nos as competências reais no momento da interacção e como elas são sentidas e manifestadas pelas utentes.


Consultar: https://www.wook.pt/livro/ajudar-na-sala-de-partos-manuela-veladas/75292