ATUALIZAÇÃO: Infelizmente, por motivos alheios ao nascer.pt, a sessão científica que seria dinamizada no dia 1 de março foi cancelada. Esperemos, em breve, encontrar uma nova data para esta apresentação e debate. Lamentamos quaisquer transtornos causados.

—————-

No próximo dia 1 de março assinala-se o Dia Mundial da Zero Discriminação, comemorado pela Organização das Nações Unidas desde 2014. Neste mesmo dia, acontece a próxima sessão científica do nascer.pt, dinamizada por Monalisa Barros, sobre “Vivências de homens transgêneros com o ciclo gravídico puerperal“, que reflete também sobre os direitos sexuais e reprodutivos da população trans. A sessão acontece entre as 14h30 e as 16h, online. 

Monalisa Barros é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestre em Apllied Population Research pela University of Exeter (1997), e doutorada em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2015). É professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando nos cursos de Medicina e de Psicologia. Professora permanente no programa de mestrado profissional em Psicologia da Saúde da Universidade Federal da Bahia. Membro da equipa Brasil GentleBirth, membro do Laboratório de Estudos Sociais sobre Nascimento (nascer.pt), e membro do movimento social Nascer em Coimbra. Desenvolveu um pós-doutoramento sobre saúde mental perinatal no Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra entre os anos de 2019 e 2021.

A sessão é aberta ao público em geral e não é necessária inscrição prévia. Acesso à sessão através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99253005793?pwd=ZTlQcTdlZ0hrcDNUMSthNXFtaFV2Zz09

O Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) é uma plataforma transdisciplinar de investigação e divulgação científica, acolhida pelo CIES-Iscte. Surgiu em 2017 e, desde então, tem vindo a promover sessões científicas na área dos estudos sociais sobre o nascimento. Estas sessões, que acontecem com alguma regularidade, são abertas ao público em geral.