Autores: Carolina Brasileiro


Artigo | Brasileiro, C. (2023), “O PROCESSO DE PROJECTO E A CONSTRUÇÃO DA MATERNIDADE DR. ALFREDO DA COSTA (1913-1932)” em Lourenço, P. et. al. (eds.), Atas do 4º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira (pp. 983-995).


Resumo:

O artigo analisa o processo de conceção e construção da primeira maternidade construída de raiz em Portugal, a Maternidade Dr. Alfredo da Costa (MAC), localizada em Lisboa e edificada entre 1914 e 1932.

Parte do rastreio do processo de projecto de arquitetura, ou seja, da análise da construção do desenho a partir da interação entre os diversos atores envolvidos, nomeadamente os médicos e arquitetos que integraram a comissão constituída para a sua construção – o Dr. Augusto Monjardino, o Dr. Sebastião da Costa Sacadura e  Arquitecto Miguel Ventura Terra, sucedido pelo Arquitecto Silvestre da Motta em 1919, após o seu falecimento.

A análise da cronologia fina dos acontecimentos e das interações entre os diversos atores na construção do edifício e da instituição revelou a complexidade da obra que simbolizou uma instituição em construção, complexa e de forte interação entre arquitectura e práticas médicas.


Consultar: https://4cihclb.pt/