A próxima sessão científica do nascer.pt ocorre no próximo dia 22 de novembro, quarta-feira. A sessão ocorre no horário habitual (14h30-16h) e é dinamizada por Vânia Simões, membro do nascer.pt, que vai apresentar os resultados da sua tese de doutoramento: “Violência Obstétrica, Direitos das Mulheres e Tutela Jurídica”.

Vânia dos Santos Simões é assistente convidada na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Autónoma de Lisboa. Concluiu o Doutoramento em Direito pela Universidade Nova de Lisboa em 2023, aguardando provas de defesa pública. Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, é pós-graduada em Direito da Medicina/Saúde e em Direito da Propriedade Intelectual. Advogada, foi ainda assistente convidada em diversas instituições públicas e privadas de ensino. É ainda investigadora no CEDIS-NOVA e no nascer.pt.

A sessão ocorre presencialmente, na sala C3.02 do Iscte, com transmissão através do Zoom.

O Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) é uma plataforma transdisciplinar de investigação e divulgação científica, acolhida pelo CIES-Iscte. Surgiu em 2017 e, desde então, tem vindo a promover sessões científicas na área dos estudos sociais sobre o nascimento. Estas sessões, que acontecem com alguma regularidade, são abertas ao público em geral.