Promoção da Cidadania e Direitos Sexuais em Populações Imigrantes em Portugal: coprodução de recomendações e boas práticas para a redução de desigualdades sexuais e reprodutivas.

O projeto visa contribuir para a integração das populações imigrantes em Portugal através da promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) numa abordagem integrada de saúde e direitos humanos. Primeiro, será desenvolvida uma revisão de literatura para mapear a evidência científica existente. Segundo, será realizado um painel Delphi para a obtenção de consenso sobre boas práticas de cuidados de SSR com populações imigrantes, com três rondas e um mínimo de 75 peritos de diversos setores (Academia, Organizações Não-Governamentais, Político, Saúde e Organizações da Sociedade Civil), permitindo a coprodução de recomendações para reduzir as desigualdades sexuais e reprodutivas. Serão ainda desenvolvidas ações de informação para promover os direitos sexuais e reprodutivos das populações imigrantes e desenhadas ações de formação para capacitar os profissionais de saúde e promover alterações estruturais neste domínio.

Financiamento: ACM, Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) (PT/2018/FAMI/356)

Informação do Projeto

01-10-2018
31-07-2020


Link para mais informações


Membros do nascer.pt que participam

Violeta Alarcão (coord.)


Entidades Promotoras

Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) / Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM/FM/ULisboa)

CIES- Centro de Investigação e Estudos em Sociologia do Iscte