No dia 12 de julho de 2024, teremos a presença de Serena Brigidi (Universitat Rovira i Virgili, Tarragona, Espanha) para um workshop dinamizado no âmbito das atividades do nascer.pt. O workshop é aberto ao público em geral, com necessidade de inscrição prévia, dedicado a qualquer pessoa com interesse na atividade: profissionais de saúde, mães, mulheres com endometriose, entre outras. O workshop será dinamizado em espanhol. A partir de uma breve introdução e partilha de conceitos como justiça restaurativa, violência ginecológica-obstétrica, criatividade e coletividade, será solicitado aos participantes que pensem e narrem uma experiência pessoal ou próxima de violência ginecológica-obstétrica. Juntos/as, escolheremos algumas experiências para trabalhá-las coletivamente. Serão identificadas pessoas e papéis, experiências e lugares, e procederemos a uma reconstrução com uma análise interseccional das experiências propostas.

Serena Brigidi é pedagoga e doutorada em Antropologia Médica. É especialista em interseccionalidade, género e saúde. A sua investigação tem-se focado em temas como a violência de género, a violência ginecológica-obstétrica, a medicalização da gravidez e do parto, a criança, a amamentação, racismo obstétrico, saúde mental e o sistema biomédico. Atualmente, lidera o projeto de investigação “Simulações Clínicas Feministas” (SimCliFem), que compila experiências de mulheres que atravessam a menopausa, a endometriose ou que tiveram experiências de abortos ou partos difíceis. O objetivo do projeto é desenvolver casos clínicos interseccionais com habilidades não-técnicas em simulações clínicas. Serena também coordena o objetivo de cenários de formação do projeto financiado pela União Europeia, IPOV- RESPECTFUL CARE, coordenado pela investigadora Patrizia Quattrocchi. Esta iniciativa procura abordar a violência obstétrica e promover um cuidado respeitoso durante a maternidade e durante o parto, mediante uma ferramenta concreta: a Plataforma Internacional sobre Violência Obstétrica. Esta plataforma junta a investigação académica com a política pública, oferecendo formação para profissionais de saúde, perspetivas das mulheres, e compromisso público sobre o tema. A investigadora tem trabalhado em universidade de ciências da saúde e ciências sociais na Catalunha e no estrangeiro e implementado cursos de formação para profissionais de saúde ativos/as nas áreas da intersecionalidade, género e saúde sexual e reprodutiva. A sua investigação inclui mais de 80 publicações internacionais em espanhol, catalão, inglês e italiano.

O workshop acontecerá presencialmente no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, entre as 14h30 e as 17h. Inscrição obrigatória em: https://forms.gle/Pn6i4oHKm9YKc3zn7.

O Laboratório de Estudos Sociais sobre o nascimento (nascer.pt) é uma plataforma transdisciplinar de investigação e divulgação científica, acolhida pelo CIES-Iscte. Surgiu em 2017 e, desde então, tem vindo a promover sessões científicas na área dos estudos sociais sobre o nascimento. Estas sessões, que acontecem com alguma regularidade, são abertas ao público em geral.