Autores: Monalisa Barros


Artigo | Santos, K. O., Aguiar, M. M., Barros, M. N. S., Carvalho, F., Puccia, M. I. R., & Pereira, A. T. (2022). A versão brasileira do Questionário sobre a Experiência de Parto – CEQ-2BR: adaptação, validação e confiabilidade. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, 11.


Resumo: A avaliação sistemática das experiências das mulheres durante o parto representa uma importante estratégia para viabilizar melhorias na atenção à saúde materna e neonatal. OBJETIVOS: Adaptar o Childbirth Experience Questionnaire (CEQ) para o contexto brasileiro e determinar as propriedades psicométricas da versão em português (do Brasil), denominada CEQ-2BR. MÉTODOS: Estudo transversal com 225 puérperas recrutadas através das redes sociais. Após o consentimento informado, as participantes preencheram um formulário eletrônico, que incluía a versão preliminar da CEQ-2BR. O tratamento dos dados foi realizado através dos pacotes estatísticos SPSS e AMOS 26. A confiabilidade do CEQ-2BR foi avaliada usando o coeficiente alfa de Cronbach. Para medidas paramétricas utilizou-se o Qui-quadrado de Pearson e o T de Student e, nas medidas não-paramétricas, U de Mann Whitney. A magnitude dos coeficientes de correlação foi classificada segundo os critérios de Cohen. RESULTADOS: O CEQ-2BR demonstrou boa consistência interna para “autocapacidade”, “suporte profissional”, “segurança percebida” e “participação”, tendo sido verificado que a avaliação negativa da experiência de parto aumenta em 1,9% e 2,1%, a sintomatologia ansiosa e depressiva pós-parto, respectivamente. CONCLUSÃO: O CEQ-2BR é uma medida válida e confiável sobre experiência de parto na população brasileira, apresenta propriedades psicométricas satisfatórias, sendo recomendado inclusive para multíparas. Houve correlação entre níveis altos de ansiedade pré-natal com experiência negativa de parto. A experiência negativa de parto explica parte das sintomatologias de ansiedade e depressão pós-parto.


Consultar: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1417648http://www.en.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1499463557_ARQUIVO_Depressaopos-partoeopapelsocialdamae.pdf