Autores: Laura Brito


Artigo | Brito, Laura (2022), “Lutas partilhadas: a importância dos movimentos sociais digitais para o reconhecimento da violência obstétrica”, em Revista Arandu (online).


Resumo: As redes sociais digitais têm ganho importância na vida social e política das pessoas. É nesses espaços que criamos redes, trocamos e procuramos informações, e construímos laços com pessoas de todos os lugares do mundo. Os movimentos sociais agarraram a oportunidade e tornaram-se eles também digitais. No caso dos movimentos sociais feministas, a partilha de testemunhos e experiências entre mulheres permitiu o reconhecimento e a visibilização de algumas lutas, como é o caso das lutas contra a violência obstétrica. A internet foi uma peça fundamental para os movimentos sociais feministas da América Latina sensibilizarem e fazerem pressão juntos dos sistemas de saúde para se estabelecerem condições para um parto humanizado. Esta luta ganhou uma proporção mundial graças às partilhas dos testemunhos, demonstrando que esta era uma realidade partilhada por muitas mulheres.


Consultar: https://www.revistaarandu.com/lutas-partilhadas-a-importancia-dos-movimentos-sociais-digitais-para-o-reconhecimento-da-violencia-obstetrica/